
PILOTANDO SEMPRE EM PÉ
Isso vale para as trilhas de final de semana, provas de Enduro FIM, Cross Country e provas curtas. Nas provas de rally, a posição de pilotagem é outra. Pilotando em pé, você vai sentir menos as "imperfeições" do terreno. Por exemplo: passando num atoleiro, sua moto escorregou feio. Sentado, sua bunda e suas pernas são jogados para o lado fazendo com que você perca equilíbrio, pois seu tronco ficou no mesmo lugar. Estando em pé, seu corpo todo seria deslocado, mas você ainda estaria mantendo equilíbrio. Parece estranho, mas, com o tempo, você verá que isto é um fato. A posição ideal é: Joelhos levemente dobrados, as pernas segurando a moto, coluna levemente inclinada para frente e cotovelos dobrados, voltados para cima. Com a moto parada, sua posição deixa você em pé, equilibrado. Você nunca deve se apoiar no guidão, seja jogando ou segurando seu peso. Você SEMPRE deve estar apoiado nas suas pernas, não nos braços.
MANTENHA SEU CENTRO DE GRAVIDADE
Alguém já deve ter dito a você: "Quando estiver numa subida, encoste a barriga no tanque. Quando estiver descendo, vá para trás do banco..." Bom, é quase isso. Simplificando, manter seu centro de gravidade é manter seu corpo sempre em pé (ereto). Se estiver numa subida, apenas a moto deve se inclinar com o barranco. Seu corpo deve continuar "no prumo". Ou seja, o tanque vem até você, não é você que vai até ele. Pode ser que ele nem chegue, ou que ele queira passar da sua barriga, tudo depende da inclinação da subida. O importante é manter o corpo sempre na mesma posição de equilíbrio de quando se está no plano. O mesmo vale para as descidas. Quando se está descendo, apenas a moto deve inclinar-se para baixo. Claro que, numa descida, você não vai conseguir ficar em pé, senão terá de largar do guidão. Mas suas pernas e cintura deverão permanecer o mais ereto possível, inclinando apenas o tronco. Isso fará com que o seu peso seja deslocado para trás e você continue em equilíbrio.
DEIXE OS INDICADORES SOBRE OS MANETES
No começo, vai ser uma droga. Seus dedos vão doer, vai parecer que você não consegue segurar o guidão com firmeza, etc. Isso passa. Quantas vezes você não escorregou por ter travado o freio dianteiro? Pode ter certeza que foi porque você tomou um susto e "alicatou" o freio. Quantas vezes você não deixou a moto morrer, porque não apertou a embreagem a tempo? Se você estiver com os dedos já posicionados, as reações são muito mais rápidas e precisas. Você não vai mais "alicatar" o freio, pois o seu dedo já vai estar na posição certa quando você precisar dele. O mesmo vale para a embreagem.
CURVAS ABERTAS
Não importa se o terreno está liso ou não, o método é o mesmo. Mantenha-se em pé, não sente. Ainda em linha reta, comece a desaceleração, vindo pela parte de fora da curva. Antes de iniciar a curva, trave seu freio traseiro, fazendo com que a moto derrape para se alinhar à parte de dentro da curva, apontando para a saída dela. Assim que ela estiver se alinhando, faça pressão na pedaleira do lado de fora da curva e retome a aceleração. Isto vai fazer com que você termine de derrapar enquanto aumenta a velocidade e, ao mesmo tempo, mantém seu corpo e a moto equilibrados, por causa da pressão na pedaleira. A melhor maneira de treinar este tipo de curva é fazê-las num terreno liso, forçando a derrapagem, até que você sinta confiança de que não vai sair voando curva afora.
CURVAS FECHADAS
Existem muitos modos de se fazer uma curva fechada. Vamos explicar dois deles. Ambos têm seus prós e contras:
1 - Imagine um ponto no meio da curva. Trace uma reta que vai de onde você está até este ponto e outra que vai do ponto para a saída da curva. É assim que você vai fazê-la. Como? Simples: Não reduza a velocidade; freie pouco antes do ponto determinado, travando a roda traseira e derrapando a moto de forma que ela se alinhe à outra reta. Pronto, a curva está feita. Enquanto você derrapa, reduza a marcha para já sair forte da curva. A desvantagem desta curva é que você sai um pouco mais lento, mas, em compensação, você freou depois do seu adversário e não precisou fazer uma "tomada" de curva, só precisou de um ponto.
2 - Você irá reduzir um pouco antes da curva e, ao entrar nela, deslocar seu centro de gravidade para frente (sentando quase em cima do tanque), jogar a perna que estiver do lado de dentro da curva para frente, em direção à roda dianteira (não é para pôr o pé no chão, é para aumentar o peso na roda da frente) e calçar o máximo que puder o outro pé na pedaleira. Isso fará com que você aumente o peso na roda dianteira evitando que ela escorregue e manterá seu equilíbrio quando a roda traseira derrapar. Num ponto da curva (você vai ter que descobrir o seu ponto) você começa a acelerar forte. A moto deve escorregar um pouco. Quando alinhar a moto na reta, você já deve estar voltando para a posição em pé, jogando seu peso na roda de trás para dar mais tração à roda traseira. A vantagem é de você sair forte da curva. Com prática, você deve conseguir fazer mais rápido do que a outra, mas você precisa de espaço para isso. Se estiver no corpo-a-corpo e seu adversário souber fazer a outra curva, é provável que você fique para trás.
FRENAGEM
Todo mundo sabe acelerar, mas poucos sabem frear. Pra quem não sabe o principal responsável por parar a moto é o freio dianteiro, não o traseiro. Em linha reta e em alta velocidade, a melhor maneira de diminuir a velocidade rapidamente é se mantendo em pé na moto, com o corpo inclinado para trás. O uso do freio dianteiro deve ser progressivo, ou seja, você deve começar a pressioná-lo levemente e ir apertando aos poucos. Nunca fique dando "trancos" no freio, não ajuda em nada. O freio traseiro deve ser usado levemente, para ajudar na desaceleração. Numa entrada de curva, o freio traseiro será travado para provocar uma derrapagem.
PILOTANDO NO BARRO
Escolha o caminho mais seguro para evitar uma possível queda. Deixe a moto numa marcha reduzida, mas mantenha o giro do motor bem alto, para que o pneu mantenha-se limpo e não fique preso nas canaletas. Não confunda giro alto com velocidade. A velocidade será baixa, só o giro do motor que ficará alto.
PILOTANDO NA AREIA
Para não correr o risco de atolar, você deverá manter a roda dianteira bem leve. Para isso, mantenha-se sempre em pé na moto, com o corpo levemente inclinado para trás. Isto fará com que você alivie o peso na roda dianteira e aumente na roda traseira, o que dará mais tração. Aqui você também utilizará uma marcha reduzida, mas não tanto quanto no barro.
PILOTANDO EM PISO DURO
Este tipo de terreno parece tão liso quanto o barro, parece que seu pneu traseiro está furado. Para andar bem aqui, você deve utilizar uma marcha mais alta, deixando o motor trabalhar com um giro mais baixo, evitando que a roda traseira perca tração. Aceleradas bruscas e alto giro farão com que você derrape facilmente.
PILOTANDO NAS PEDRAS
Mantenha-se em pé na moto, com o corpo levemente inclinado para frente, aumentando o peso na roda dianteira, para evitar que ela "saia da mão". Num terreno muito acidentado, utilize uma marcha reduzida, para poder conseguir obter uma resposta rápida da moto, caso precise superar algum obstáculo.
Matéria by www.guiadecachoeiras.com.br
Dirceu
ResponderExcluireu sou iniciante e gostaria de saber como devo entrar nos salto?, estou caindo de frente
dirceu, vc deve saltar em pé deve parar de acelerar qndo esta chegando na rampa e qndo vc entrar pode acelerar com vontade mas cuidado pra naum acelerar de mais ea moto virar
ResponderExcluirei cara eu tenho uma cg quero so um dica qual macha entro na colva de moto velocross
ResponderExcluiriae ,eu tenho uma xt 225 e nao sei em qual lixao eu jogo ela fora ...
ResponderExcluirMANO EU TENHO UMA DT 180 COM MOTOR DE RD 135
ExcluirCANHÃO MAS QUERO UMA 4 TEMPOS SE QUERER FAZER NEGOCIO TAMO AE
MANO EU TENHO UMA DT 180 COM MOTOR DE RD 135
ExcluirCANHÃO MAS QUERO UMA 4 TEMPOS SE QUERER FAZER NEGOCIO TAMO AE
Você deve entrar de forma que o motor mantenha giro e a aceleração para tracionar na saida de curva, espero ter ajudado e se tiver mais alguma pergunta escreva na caixa de mensagens ao lado direito da pagina valew abraço
ResponderExcluirE no caso da XT225 aqui em Joinville tem um bom ASHAHSHASHASH brincadeira não faz isso não :D
Oi guando tenho uma cg mexida.
ResponderExcluirto treinando veloterra quando passo pelo um atoledo eu me desequelibro todo.
é perna pro lado e moto para outro é feio até de ver.
ñ tenho controle da dianteira fica toda desgovernada.
ñ tenho seguransa ai passo bem d vagar com os pes no xão sei q esta enrado.
pu favor me diga o q tenho q faser.
Obrigado abraço
Então seu anonimo... AHSHAHSHA
ResponderExcluirAntes de chegar no atolero você deve identificar o trasádo mais firme e menos fundo, tente manter uma aceleração média para a moto seguir firme, segure o guidão com segurança para não perder a dianteira posicione se para traz da moto jogando o peso na traseira e mantenha em posição media nem sentado nem em pé, caso seja muito fundo a canaleta levante as pernas do estribo pra não bater nas laterais mas tente retornar o mais rapido pisivel a poisição original.
Espéro ter ajudado,abraço a todos e um boa corrida.
Oi obrigado pela dicas.
ResponderExcluirvou treinar amanham,e fazer o q vc disse,
como pasar pelo atoleiro,
um grande abraço,
bom fim d semana..
alvaro
boa noite,participo de trilhas a pouco tempo pilotando uma tornado,tenho pouca experiência,estou comprando uma crf450. gostaria de saber se vou ter muita dificuldade,ou vai ser mas fácil pilotar uma maquina dessa,
ResponderExcluircilon carneiro
Bom dia Cilon, acredito que você não terá dificuldades em pilotar esta nova maquina até porque a expecial tem uma suspenção muito melhor de pilotar e mais comfortavel se adaptando melhor nos terrenos, só deve tomar cuidado com a potencia da moto que é muito superior a da tornado, sugiro que não utilize acelerador rápido tambem, qualquer duvida farei o possivel para tentar ajudar, abraço e boa trilha.
ResponderExcluirmatheus
ResponderExcluireu esto iniciando nas pistas de veloterra e tenho uma xlx 250 sera ke ela e boa para iso ou uma xl 125 valeu?????
Bom dia Matheus, é o seguinte, atualmente muitos tipos de motos são utilizados para o veloterra/velocross e acredito que você consiga andar bem com elas porem as mais competitivas e melhores para o esporte atualmente as nacionais são crf 230, Tornado 250, ttr 230 e 125, bros 150 ou seja quanto mais forte e mais leve melhor, valew abraço.
ResponderExcluiroi emerson to comecando no veloterra tenho uma yz 125 2t estou muito duro ainda na moto,como faco pra me soltar mais e nao dexa ela c enterra na areia ,sou muito devagar nas curvas tbm vlwwww espero que possa me ajuda ......
ResponderExcluirOlá, então... vamos começar pela moto, sua moto é boa de suspenção se comparada com uma nacional porem como é uma 2T perde muito quando utilizada para o velocross/veloterra, por ser 2T o motor possui uma resposta rapida e não segura a moto quando você reduz de marcha dificultando ao fazer as curvas, a minha dica nas curvas seria... contornar as curvas pegando o paredão e mantendo a aceleração para não ter o risco de perder a traseira e sempre fazendo presão no estribo do lado de fora da curva para a roda prender mais no chão. Quanto a sua forma de pilotar acho q a reportagem explica bem mas mesmo assim vou tentar te ajudar, você deve levantar se da moto quando for se aproximando da curva ou buracos na pista manter os cotovelos altos em posição de ataque e sempre uma aceleração não deixando o giro do motor cair muito, ao entrar na curva você deve se projetar para cima do tanque fazer presão no estribo do lado de fora da curva e esticar a perna do lado de dentro da curva em direção ao eixo da roda dianteira fazendo com que a moto contorne a curva com maior facilidade, não sei consegui explicar mas espero que ajude valew abraço.
ResponderExcluirblz emerson,tenho muitas dificuldades de largar no gate,e tenho problemas também na saída e entrada de curva como trocar marchas
ResponderExcluirestou canssando muito rapido< ando muito tenso como posso descancar pilotando?
ResponderExcluirtenho uma crf 230 só muito bom nas curvas fechadas mas quando eu vo quere fazer uma curva aberta para asim eu ganhar mas velocidade eu acabo saindo da pista ou caindo garanto que um dia eu consigaa... espero que possa ajudar
ResponderExcluirblz emerson,to com uma kawasaki 450,voce poderia me dar algumas dicas de como domar essa moto,como fazer as curvas porque não da de acelerar tudo e muito forte,e na largada como devo fazer?..sera que via demorar muito para eu pegar confiança nela,to treinando quase todo dia..!
ResponderExcluirtenho uma rdz 135 é original ela é pra trilha estou querendo botar ela pra veloterra, mais so novato em pista de velo mais ela acompanha as motos especial como devo fazer as curvas fechas e abertar?obrigado
ResponderExcluiriniciante saindo de uma GC 125
ResponderExcluirqual a melhor escolha bros 150 ou partir p/ outro nível com uma tornado 250
Boa tarde.
ResponderExcluirTenho uma Ktm 125, queria saber a forma mais adequada na troca de marchas,exercicios que possam me ajudar na resitencia, e forca, saber um oleo bom para embreagem, e um oleo para usar na mistura. obrigado.
Cara tenho uma dt180 e estou querendo engresar no velocross ė moto boa para isso.
ResponderExcluirTenho um terreno bom para treinar mas ele muito desproporcional mas tem partes planas como devo treinar em tipo de terreno assim, inclui subidas descidas retas curvas entre outras coisas